domingo, 9 de janeiro de 2011

PORQUE ALAGOAS

Lagoa de Mundaú, Maceió/AL
         
 Desde adolescente curto estes recantos paradisíacos, entremeados de Lagoas, ilhas, mar e muita beleza natural. No começo curti as serenatas em noite de luar na Barra Nova, Prainha, Praia do Saco, ilha da Fantasia e Massagueira com meus amigos. Nesta época ainda não tinha as pontes, as travessias eram feitas de canoa ou de jangada. Eu ficava atenda as fases da lua, nossa turma era muito animada, todos juntos apinhados nos carros, chegávamos ao bar  e nos deleitávamos ao som do violão e bandolim, o prateado da luz da lua nas águas das lagoas ou do mar, nos inspirava e o repertório musical, somado aos tímidos  olhares apaixonados, enalteciam e alimentavam nossos sentimentos juvenis. Era aquela fase das paixões arrebatadoras, mas como acontece até hoje, os interesses muitas vezes eram desencontrados,
Hoje curto de outra forma porque tempo eu tenho, talvés curtisse mais se tivessa alma de poeta, ainda mais se algum talento tivesse para um instrumento tocar.


Margem da Lagoa de Mundaú, Massagueira
   
Estou aqui e hoje fui a Praia do Francês, tomei muito banho de mar, a água estava deliciosa, tomei água de coco, um pouco de sol e  na volta passamos na massagueira (Onde tirei estas fotos), no caminho compramos frutas nas barracas que ficam na beira da estrada. No bar tomamos caipiroscas, cada um à seu gosto. Mas sugiro as de mangaba, graviola, caja, pitanga, siriguela e caju. Frutos nativos do Nordeste. Apesar de ter uma grande variedade.
Comemos carapeba frita, eleita do cardápio que oferece, siri de coral, siri dispinicado, sururu e massunim ensopados no leite de coco, carangueijo de toque toque e camarão crocante de tapioca.
Na volta comprando suspiros, sequilhos e cocada de todos os sabores: Branca, leite condensado, goiaba, coco queimado,  maracujá e banana com coco. Sabores de minha terra! ALAGOAS.
Me sinto renovada, adoro este cansaço gostoso que sentimos quando tomamos muito banho de mar e um pouco de sol.
Gosto da vida que tenho, mas gosto muito mais de poder ainda apreciar coisas tão simples. Que valorizo porque sou Alagoana, sempre serei e estas são minhas raízes, que como fundações me firmam nesta terra, para onde um dia certamente vou morar.

5 comentários:

Anônimo disse...

Rosário

Realmente sua terra é tudo isso e muito mais!!!

Não consegui me cadastrar.

Rosana

Anônimo disse...

Rosário,


Estou com água na boca, quando eu crescer vou passar férias em Maceió.

Beijo grande,

Luiz

Maria do Rosário disse...

Luiz,

Precisamos parar um pouco de vez em quando, fiquei muito tempo sem férias e agora vejo que esperei demais.
Quando você crescer, me ligue que eu te dou todas dicas de como curtir Maceió/AL.
Posso te garantir uma coisa meu amigo, você não vai se arrepender!!

Beijo Grande.

Rosário

Mariana Lyra disse...

Mae, meu olho ate encheu de lagrima lendo essa postagem! que saudade de tudo isso!!! aproveite bastante!!!

Anônimo disse...

Rô,

Lembra nossos passeios de jangada, indo pra prainha passsar o dia.
Está tudo tão diferente, mas muito bonito ainda. Precisamos marcar de nos encontrar.
Você chegar aqui e não da quem quer.

Nely