![]() |
Imagem meramente ilustrativa |
O BAIÃO DE DOIS NADA MAIS É DO QUE JUNTAR FEIJÃO COM ARROZ
Fiz uma pequena pesquisa sobre a origem deste prato tradicionalmente Cearense, mas deixo registrado aqui o que eu absorvi das informações encontradas.
O Baião de dois é um jeitinho que as donas de casa Nordestinas inventaram para aproveitar as sobras e fazer bonito na mesa, mas eu como sou muito jeitosa também, tenho minha própria receita, que nada mais é do que juntar a fome com a vontade de comer. - Deixo as sobras de lado e faço tudo fresquinho, é sucesso garantido.
BAIÃO DE DOIS
Ingredientes:
Quatro xícaras de feijão de corda verde,
Duas xícaras de arroz tipo um fino cru,
Três xícaras de queijo de qualho em cubos,
Duas cebolas
Três tomates
Um pimentão verde
Três dentes de Alho
Dois cubos de caldo de carne
Cheiro verde à vontade.
Pimenta dedo de moça (opcional e gosto)
Modo de Fazer:
Coloque o feijão, uma cebola cortada ao meio, o caldo de carne e um ramo de coentro inteiro para cozinhar um pouco,
Lave o arroz e deixe secar,
Frite a cebola em cubinhos com o alho, acrescente os tomates e o pimentão, coloque um cubo de caldo de carne e um pouco de extrato ou molho de tomate, fazendo um refogado bem gostoso.
Corte o queijo em cubos pequenos,
Retire a cebola e o coentro do feijão, acrescente o arroz, deixe ferver um pouco e coloque o molho. Tampe a panela e deixe o arroz cozinhar um pouco, baixe o fogo, coloque o queijo, tampe e deixe secar, desligue o fogo e deixe descansar uns dez minutos, coloque o cheiro verde e sirva.
Este prato deve ficar um pouco suculento e com o arroz e feijão firmes ainda, deve ser servido na panela, portanto capriche no visual para não levar panela velha pra mesa.
Acompanha carne de sol desfiada com cebola roxa, bem crocante.