sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O PRESÉPIO DA MENINA ROSÁRIO

                          
                                                                 
Quem disse que Natal é só festa, presentes, luzes, cores, sabores.  - Quem sabe como surgiu a primeira árvore de natal, de quem foi a ideia de arrumar um lugar tão longe para o papai noel morar e onde foi montado o primeiro presépio. - Certamente não importa porque se alguém quiser saber, tem como saber, mas hoje parei para pensar nisso. Movida por essa curiosidade que me inquieta, atormenta e alimenta.
Por esses dias fui comprar um presépio para minha amiga Elisa. Entrei numa loja que para minha surpresa tinha uma variedade enorme!  Fiquei ali parada em frente a vitrine, agradeci a ajuda do vendedor naquele primeiro momento, ele certamente não entenderia que se tratava de um resgate de infância, que há muito ficou para trás, mas que devido a sua riqueza  cultural, teima  aflorar nos momentos mais despretendidos. Fui remetida imediatamente à casa de vovó Lica, pois foi lá, que ainda muito menina conheci um presépio, eu adorava estar junto quando ela estava arrumando, coisa que não acontecia com muita frequência porque ela não gostava de arrumar com crianças por perto, ainda mais quando essa criança era curiosa como eu e que ficava perguntando: Porque eles estão nesta estrebaria.. Mas porque tem essa estrela e como é o nome dela... Porque tem esses carneirinhos... Porque esses Reis são diferentes...Porque essa planta  se eles estão no deserto e a água. - Essas curiosidades de criança, que só entendi quando fui mãe. Né Mari? - Minha filha, a Mariana era muito perguntadeira, rs.
Enfim, agora eu estava diante de vários presépios na loja, mas aquele que mais parecia com o da  menina Rosário, estava bem ali, minha demora diante dele não significava dúvida em relação a escolha, porque ele já tinha me escolhido, eu agora era refen de um cenário totalmente conhecido.
Voltar no tempo! Viver emoções que ficaram guardadas em alguma gavetinha, mas que agora se abre e as peças saem diante dos meus olhos, como num passe de mágica. Pensei estar mesmo sonhando e desviei o olhar para as demais peças que se aglutinavam na vitrine, vários eram os tamanhos, diversos os materiais com os quais foram feitos, mas não era isso que procurava, minha busca era pela realidade do momento.
Então me dei conta: Eu cresci!  Estou comprando a realidade, os sonhos ficaram apenas dentro de mim. - Mas o entendimento da simbologia era o mesmo, estava preservado.
Procurei o vendedor com os olhos, ele se aproximou, perguntei o preço de vários para comparar custo benefício e comprei.
A noite quando o recebeu, Elisa me ligou dizendo: Rosário, você me surpreendeu! - Me remeteu à Sicília na época do natal e emocionada começou relatar suas memórias de infância vividas lá. Me fez dizer a disposição das peças, tentamos lembrar o nome dos Reis Magos e falou do pé de majeriquinha e do musgo fresco com os quais sua mãe decorava o cenário e imediatamente lembrei que vovó também fazia a mesma coisa com um pequeno pé de laranjeira, só que colocava umas pipocas nos espinhos que pareciam flores. Enfim ,nossas emoções afloraram e chorei muito quando desliguei. Fui dormir com um questionamento: Existia jardim no cenário real ou a manjedoura ficava no meio do nada?
Mas o fato é que hoje indo ao trabalho vi dois presépios e para minha inquietação existe um jardim, e como não questionar o fato de ter pé de majeriquinha, pé de laranjeira com ou sem flores, jardim com grama fresca, musgo fresco e até um rio feito de espelho com areia nas margens e uma ponte com um dos Reis Magos atravessando!
O que vale mesmo é liberdade de expressão, dona Lica inovou no presépio dela, ele realmente era diferente de todos daquela época, mas era o dela! - Gostaria de lembrar que ela não era ignorante, em matéria religião, ela sabia tudo de có e salteado. Vovó passava tardes inteiras lendo trechos da bíblia para ela no alpendre do jardim. - Foi ali que ela aprendeu a simbologia do presépio. - Mas como sempre, fez valer suas vontades. - Era uma mulher admiravél e certamente trouxe este presépio de Portugal ou herdou de vovó Fina sua mãe. Isso não importa agora.

                  

9 comentários:

Anônimo disse...

Rô,

Adorei! Além de nos fazer voltar no tempo, é também instrutiva sua postagem.
Vou comprar o Presépio amanhã e acho que toda casa deveria ter um.

Quem o menino Jesus de abençõe.

Beijos,

Iolanda

Mariana Lyra disse...

Neh mae? hahahha.... era nao, ainda sou muito perguntadeira :)
Adorei o post!
Te amo muito.
estou MORRENDO de saudade!

Anônimo disse...

Rô,
Você está me saindo melhor que encomenda (quem dizia isso?).
Parabéns !!!
Estamos adorando ler suas postagens, que nos remetem a nossa infância livre e feliz.Além de trazer informações adicionais interessantes para o nosso aprendizado diário, como você bem sabe sou uma eterna aprendiz.
Acho que a virtude de ser curiosa e perguntadeira é de família(como dizem lá na nossa terrinha).
Saudade!!!
Beijos
Socorrinho

maria do rosario disse...

Mariana!

Adoro quando você gosta, sei que por ser muito curiosa você é muito bem antenada.

Um grande beijo.

Te amo muito,

Mamãe

maria do rosario disse...

Socorrinho!

Você sabia que nem eu pensava ter essa capacidade de externar minhas memórias.
Estou adorando também, tem sido uma verdadeira terapia.

Beijos,

Anônimo disse...

Rosário,

Você nos transporta, viajamos junto com você!
O Nordeste precisava de uma Rosário ha mais tempo, não pare nunca!!!

Adoramos, lembra quando esperavamos uma revista nova sair ou chegar o Natal para os artistas laçarem os discos. rs.

Te amamos sua danada.

Beijo,

Salete

Maria do Rosário disse...

Salete,

Obrigado, fico linsonjeada.
Sabe que já me falaram dessa ansiedade por uma nova postagem, você fez um excelênte comparativo,
realmente na nossa época, Roberto Carlos por exemplo só lançava seus discos no final do ano.
Nossa! - Como era bom...

Beijos,

Rosário

Maria do Rosário disse...

Socorrinho,

Agora que entendi.dhaaa!
Será que quem dizia: Você esta saindo melhor que a encomenda era a mesma pessoa que falava muito comigo: - Você não é doida, mas faz o que doido faz.

Bjo.

Alcides Santos Só falo o que eu penso disse...

Rosario
Pesquisando sobre o natal na internet por acaso encontrei o seu blog e foi justamente sobre a imagem do seu presépio que me chamou a atenção.Tenho uma história sobre esse símbolo natalino que descrevo agora em meu blog "sofalooqueeupenso" e peço lincênça para usar esta imagem como referência no meu texto. Parabéns. Sua árvore também é linda. Sou o seu mais novo seguidor
um abraço.
Alcides, jornalista de Maceió