terça-feira, 22 de novembro de 2011

CONSCIÊNCIA NEGRA MUSICAL



Sou filha das Alagoas, cresci aos pés da Serra da Barriga, berço do Quilombola Zumbi dos Palmares. Quando ainda estudante, nos anos dourados da juventude, assistia anualmente a cada dia 20 de novembro as comemorações do Dia da Consciência Negra, um desfile de trajes com as cores da África, música de percussão originadas dos instrumentos abaixo. Uma belíssima manifestação de unificação das raças. Arte e cultura desfilando pelas avenidas da cidade de União dos Palmares.


Pelourinho - Salvador/BA

Tudo nesta foto expressa arte! Mas como hoje é o dia do Músico eu ofereço essa pequena homenagem  aos nossos irmãos da mama África porque eles introduziram sua cultura musical à nossa, e hoje seu canto que um dia foi de dor, tira desses instrumentos musicais a mais pura expressão de alegria e amor.



A Baiana Mariana

Não é trocadilho, minha filha é Baiana e está de férias no Brasil, mas precisamente em Salvador. Lá as mulheres vestem trajes típicos diariamente para exercer seu ofício de Baianas de acarajé e em festejos comemorativos, festas de Largo como o tradicional caruru, lavagem das calçadas da igreja do Bonfim...


Nenhum comentário: