sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

A HISTORIA DO CUPCAKE





Origem
Ao contrário do que muita gente pensa, o cupcake não surgiu nos Estados Unidos e sim no Reino Unido, em 1796. Do inglês “bolo de xícara”, a receita original continha leveduras de cerveja, água de rosas, noz, canela e frutas secas.
O termo “cupcake” só apareceu em 1828, no livro Seventy-Five Receipts for Pastry, Cakes, and Sweetmeats, de Eliza Leslie. O nome ainda tem duplo sentido, já que a medida da receita era em “cups” (xícaras) e também assada nelas. Esse tipo de bolinho leve obteve muito sucesso por ser fácil de preparar e por ficar pronto rapidamente.
Receita de cupcake
Versão chocolate




Ingredientes (massa)
. 2 xícaras de farinha de trigo
. 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
. 1/2 colher (chá) de sal
. 3/4 de xícara de manteiga em temperatura ambiente
. 1 1/2 xícara de açúcar
. 4 ovos grandes
. 1/4 de xícara de leite
. 1 colher (chá) de essência de baunilha

Formas de cupcakes

Modo de preparo
Aqueça o forno a 180ºC. Numa tigela, peneire a farinha com o bicarbonato de sódio e o sal. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro e fofo. Adicione um ovo por vez, sem parar de bater e depois o leite e a essência de baunilha. Bata até ficar homogêneo. Junte a mistura de farinha, dividida em três porções, uma após a outra, misturando sempre. Distribua a massa entre as forminhas até a metade e leve ao forno por 25 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Ingredientes (cobertura)

. 2 embalagens de cream cheese (300 g)
. 1 xícara de açúcar de confeiteiro
. 2 colheres (chá) de suco de limão
. 1 xícara de confeitos de chocolate

Modo de preparo (cobertura)

Bata o cream chesse na batedeira até obter um creme fofo. Adicione o açúcar e, em baixa velocidade, bata até ficar homogêneo. Adicione o suco de limão e continue batendo. Depois é só cobrir os bolinhos e decorá-los com o que quiser!
Dica da Redação: Também testamos essa receita com massa de bolo de cenoura. Ficou ótimo, pequenos bolinhos molhadinhos e rápidos. Experimente!
 

Nenhum comentário: