quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

RECEITAS DE CUPCAKES


                                             
Os cupcakes são pequenos bolinhos de origem Americana que ultimamente tem sido muito usados nas festas, independênte do tema.
Esta postagem foi muito solicitada porque tenho feito algumas descobertas com relação as receitas. Por serem muito práticos, minhas sobrinhas levam de São Paulo para o Nordeste e suas amigas, outras sobrinhas e minhas amigas, tem pedido as receitas.



INGREDIENTES:

3 xícaras de açúcar
3 ovos
1 xícara de óleo
1 xícara de leite
Bate bem no liquidificador

3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa rasa de fermento.

Variações:
De chocolate, acrescente uma xícara de chocolate dissolvido em água.
No branco acrescente uma colher de sobremesa de baunilha.
De nozes, bata uma xícara de nozes do processador .
Cenoura, bata três cenouras pequenas junto com os ingredientes no liquidificador, sem o leite.
Chocolate com nozes também tem muita aceitação.

Asse em forminhas ou bandejas  próprias para cupcakes e coloque uma forminha de papel na cor preferida.
A cobertura pode ser de pasta americana, glacê real como esta que usei nos de natal, ou um glacê mais mole que você pode usar com saco de confeitar e colocar com confeites prateados, agora para Ano Novo.

COBERTURA
500 gm de gordura vegetal hidrogenada
1 kg de açúcar de confeiteiro
1 lata de leite condensado em fio na batedeira.

É SÓ BATER TUDO NA BATEDEIRA. COLOCAR NO SACO DE CONFEITAR E ARRASAR!



                                 
ESTE ANO FIZ ESTES CUPCAKES DECORADOS COM MOTIVOS NATALINOS, EMBALEI E
LEVEI DE PRESENTE PARA O PESSOAL DO TRABALHO ELES ADORARAM O MIMO, TODOS GOSTAM QUANDO É VOCÊ QUE FAZ.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

UM BRINDE AO ANO NOVO


No Nordeste, na virada do ano novo a comemoração tem sempre  um ar mas tropical. Mas aqui em SP, no RJ e em outras Capitais Brasileiras a queima de fogos de artifícios são um verdadeiro espetáculo e convidam para uma comemoração maior  com a presença da família e queridos dos amigos.
Trago para vocês algumas dicas de uns drinks práticos, mas muito elegante.


                     

Sabemos que os espumantes são muito bem aceitos, mas que tal deixar essa opção para estourar na contagem regressiva e servir uns drinkes maravilhosos e surpreendentes, acima algumas sugestões  magníficas e deliciosas todas feitas com prosecco.
Detalhe: Se não tiver copos apropriados e que dão um charme a mais nos drinks, que tal alugar! Mas não deixe para a última hora.

                                                                                                
50 ml. de vodca, 15 ml de licor limoncello, 25 ml de framboesas, 1 colher de sopa de polpa de maracujá, 1 colher de sopa de açúcar e bastante gelo.                                                                                                                                  
                                         

  Caipirosca de frutas vermelhas: 50 ml de vodca, 50 ml de frutas vermelhas, 2 colheres de sopa de açúcar.

domingo, 26 de dezembro de 2010

PAPAI NOEL EXISTE SIM!




Tantas vezes adormeci por exaustão na noite de natal esperando o Papai Noel... por tantos anos acreditei que ele viria trazer meu presente pessoalmente e quantas vezes até imaginei meu pai fantasiado de Papai Noel colocando o presente no meu sapato, quase no mesmo momento em que eu abria os olhos e o via ele fazendo sinal de silêncio, claro!  Se eu acordasse à todos não haveria mas um pacto de confiança entre nós dois. Eu sabia guardar segredo!
Tenho algumas  memórias que confirmam o fato do Papai Noel existir.
Uma vez em Ilhéus fizemos uma roupa de Papai Noel para tia Leda usar na noite de Natal. Nelsinho meu sobrinho devia ter uns 3 anos e seu sonho  era conhecer  o Papai Noel, estavamos todos na sala, tia Leda já fantasiada tocou a campainha, nós pedimos para ele abrir a porta. Foi uma das maiores emoções infantis que pude assistir, ele ofereceu a mão tremula e levou o Papai Noel até a árvore.
Outra vez nós estávamos no famoso natal da família em casa de tio Gilberto, Alvinho meu filho tinha também uns três anos e Arnaldo se vestiu de Papai Noel,  ele  ficou tão feliz por ver um papai noel de  verdade que não saiu do colo dele a noite inteira por medo que ele fosse embora,  inesquecível, emocionou à todos.
A última vez também foi em Maceió,  Guilherme meu sobrinho estavamos na casa de Beto, meu irmão que mora  num condomínio onde tem um campeonato da decoração Natalina.  Ele chegou com seu pai Dudui e quando começou escurecer fomos nós três dar uma volta,  ele ficou tão emocionado, tinha Papai Noel por todos os lados :  subindo pela escada, sentados no telhado, escalando parede, descendo de  para-quedas, sentados no trenó.... Ele estava sentado no meu colo e eu podia sentir seu coração disparado, como os de Nelsinho  e Alvinho.

Diante disso, como posso dizer que Papai Noel não existe. Existe sim! 
Vejam a seguir se não tenho razão:

Em São Paulo este ano casa do Papai e  Mamãe Noel, está sendo representada com uma riqueza de detalhes impressionante na Av. Paulista, para felicidade da criançada que tem até dificuldade em chegar perto, tamanha a multidão que os visita todos os dias.
No Brasil a residência com endereço oficial do Papai Noel é na Cidade Canela no RS. Onde  a casa é aberta para visitação e a fábrica, um pequeno museu, começa com um percurso onde o Papai Noel em tamanho real, recomeça suas atividades na fabricação dos brinquedos ainda no mês de Janeiro e vamos acompanhando mês à mês até encontrarmos com ele já no mês de Dezembro sentado em seu trono, recebendo as crianças no colo e ouvindo seus pedidos.
Na cultura ocidental ele é considerado apenas uma lenda.
Já na cultura Americana, ele existe e mora no Polo Norte.
Os Britânicos dizem que ele reside nas montanhas de korvatunturi na  Finlândia com sua esposa Mamãe Noel, incontáveis elfos mágicos que fazem os brinquedos na fábrica e oito ou nove renas voadoras.
Na Europa, dizem que elemora na Lapônia, mais propriamente na Cidade de Rovaniemi, onde de fato existe um escritório conhecido como "Santa Park" que tem inclusive um endereço oficial.
Enfim, se eu continuar pesquisando vou encontrar Papai Noel no mundo todo, sabemos que o motivo deles existirem é a renovação, as crianças de antes, são os pais do agora, que seram avós do depois.

                  ASSIM SENDO, PAPAI  NOEL EXISTE SIM!

O ciclo da vida não para!
         



                                                                                                         

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O PRESÉPIO DA MENINA ROSÁRIO

                          
                                                                 
Quem disse que Natal é só festa, presentes, luzes, cores, sabores.  - Quem sabe como surgiu a primeira árvore de natal, de quem foi a ideia de arrumar um lugar tão longe para o papai noel morar e onde foi montado o primeiro presépio. - Certamente não importa porque se alguém quiser saber, tem como saber, mas hoje parei para pensar nisso. Movida por essa curiosidade que me inquieta, atormenta e alimenta.
Por esses dias fui comprar um presépio para minha amiga Elisa. Entrei numa loja que para minha surpresa tinha uma variedade enorme!  Fiquei ali parada em frente a vitrine, agradeci a ajuda do vendedor naquele primeiro momento, ele certamente não entenderia que se tratava de um resgate de infância, que há muito ficou para trás, mas que devido a sua riqueza  cultural, teima  aflorar nos momentos mais despretendidos. Fui remetida imediatamente à casa de vovó Lica, pois foi lá, que ainda muito menina conheci um presépio, eu adorava estar junto quando ela estava arrumando, coisa que não acontecia com muita frequência porque ela não gostava de arrumar com crianças por perto, ainda mais quando essa criança era curiosa como eu e que ficava perguntando: Porque eles estão nesta estrebaria.. Mas porque tem essa estrela e como é o nome dela... Porque tem esses carneirinhos... Porque esses Reis são diferentes...Porque essa planta  se eles estão no deserto e a água. - Essas curiosidades de criança, que só entendi quando fui mãe. Né Mari? - Minha filha, a Mariana era muito perguntadeira, rs.
Enfim, agora eu estava diante de vários presépios na loja, mas aquele que mais parecia com o da  menina Rosário, estava bem ali, minha demora diante dele não significava dúvida em relação a escolha, porque ele já tinha me escolhido, eu agora era refen de um cenário totalmente conhecido.
Voltar no tempo! Viver emoções que ficaram guardadas em alguma gavetinha, mas que agora se abre e as peças saem diante dos meus olhos, como num passe de mágica. Pensei estar mesmo sonhando e desviei o olhar para as demais peças que se aglutinavam na vitrine, vários eram os tamanhos, diversos os materiais com os quais foram feitos, mas não era isso que procurava, minha busca era pela realidade do momento.
Então me dei conta: Eu cresci!  Estou comprando a realidade, os sonhos ficaram apenas dentro de mim. - Mas o entendimento da simbologia era o mesmo, estava preservado.
Procurei o vendedor com os olhos, ele se aproximou, perguntei o preço de vários para comparar custo benefício e comprei.
A noite quando o recebeu, Elisa me ligou dizendo: Rosário, você me surpreendeu! - Me remeteu à Sicília na época do natal e emocionada começou relatar suas memórias de infância vividas lá. Me fez dizer a disposição das peças, tentamos lembrar o nome dos Reis Magos e falou do pé de majeriquinha e do musgo fresco com os quais sua mãe decorava o cenário e imediatamente lembrei que vovó também fazia a mesma coisa com um pequeno pé de laranjeira, só que colocava umas pipocas nos espinhos que pareciam flores. Enfim ,nossas emoções afloraram e chorei muito quando desliguei. Fui dormir com um questionamento: Existia jardim no cenário real ou a manjedoura ficava no meio do nada?
Mas o fato é que hoje indo ao trabalho vi dois presépios e para minha inquietação existe um jardim, e como não questionar o fato de ter pé de majeriquinha, pé de laranjeira com ou sem flores, jardim com grama fresca, musgo fresco e até um rio feito de espelho com areia nas margens e uma ponte com um dos Reis Magos atravessando!
O que vale mesmo é liberdade de expressão, dona Lica inovou no presépio dela, ele realmente era diferente de todos daquela época, mas era o dela! - Gostaria de lembrar que ela não era ignorante, em matéria religião, ela sabia tudo de có e salteado. Vovó passava tardes inteiras lendo trechos da bíblia para ela no alpendre do jardim. - Foi ali que ela aprendeu a simbologia do presépio. - Mas como sempre, fez valer suas vontades. - Era uma mulher admiravél e certamente trouxe este presépio de Portugal ou herdou de vovó Fina sua mãe. Isso não importa agora.

                  

domingo, 12 de dezembro de 2010

DOCES DICAS PARA SUA MESA DE NATAL

                                    
                        

O Natal é uma das festas mais tradicionais, E é no Natal que reunimos a família quase em sua totalidade,  Não importa o quanto atarefados, cansados, stressados ou mesmo tristes. Nesta época a magia nos invade e tudo o que importa é celebrar o Natal.



  
    PANETONES  FICAM UM CHARME SE VOCÊ DECORAR


Sabemos que a tradição manda assar um belo  Peru de Natal, mas quando temos uma alma cigana como a minha, descobrimos que isso muda de acordo com a família e local onde estamos.
Eu sempre gostei de inovar, fazendo umas sobremesas bonitas e gostosas e caprichando na arrumação da mesa, com encantamento e arte, capricho nos detalhes da apresentação, afinal é Natal.

                           
                MOUSSE DE CHOCOLATE E FRUTAS VERMELHAS

Além dos famosos cupcakes uma novidade para nós Brasileiros, mas que está sendo muito bem aceito por sua praticidade na hora de servir. Fiz esses de chocolate e nozes com cobertura de coco ralado para dar uma ideia de neve, decorei com jujubas  ficaram umas gracinhas  e como estava com visitas foi maravilhoso porque fizeram sucesso ao vivo para Noemi e Beatriz que vieram me curtir um pouco. A proveito para deixar rolar minha de nostalgia.  Como é bom matar a saudade da família!


  







VEJAM QUE TEMOS ÁRVORES, FOLHAS, FLORES E AS BOLAS DE NATAL!

Para fazer arte com jujubas, polvilhe uma superfície com açúcar e abra com o rolo de macarrão, vá colocando açúcar para não grudar, depois corte com uma pequena faca e cortadores de biscoitos, no formato que você quiser, ficam lindos!!!

Amigos, este ano meu Natal vai ser em São Paulo na casa dos meus queridíssimos amigos Elisa e Yves e demais membros da família.
Vou levar duas sobremesas,  Profiterolles recheados com sorvete de creme e calda quente de chocolate. Rocambole de chocolate com recheio de frutas vermelhas marinadas no cointreau e cobertura de chantilly  que eu mesma farei, delícia! Não vejo a hora...



                                

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

DICAS DE DECORAÇÃO PARA MESA NATAL

Dia 08 de Dezembro dia Oficial de montar a Árvore de Natal, essa é a tradição e lembra infância.


Quando casamos, formamos nossa própria família e se por ventura um dia isso mudar, por mais que exista um esforço enorme de ambos os lados a casa da nossa Mãe é a casa da nossa Mãe!
Muito bem, eu não monto minha própria árvore de natal há 20 anos.  Nos 3 últimos não montei nem a da família, como sempre fiz, mas  aprendi ser feliz no Natal, mesmo sozinha.
Precisei acima de tudo ser prática, adoro receber e  de aproveitar a festa, dar mais atenção aos convidados.

                                                                 
Ideia prática e charmosa

Vá a uma loja de 1,99 e compra vários papai noel  diferentes ou faz como eu, aproveita os que já tem em casa. Compre uma boa cola, pegue em casa umas caixinhas de fósforo,  estrangulador de vinho, fitas e rolhas que pode já ter sido usadas, não tem problema algum. O importante é ser criativa, veja as dicas:


Cole uma rolha em cada papai noel sem as pernas, será muito prático para conservar os vinhos que sobrarem para o almoço do dia seguinte.


Cole caixinhas de fósforo revestidas nas costas do papai noel, vira um paliteiro! uma praticidade para os convidados se servirem dos petiscos, coloque em lugares extratégicos assim você  aproveita a festa .


Você  reveste o estrangulador com fita e cola o papai noel, fica charmoso e você também pode usar nos guardanapos ou nos vinhos que der de presente. Sei esquecer que, se fizer uns 4 não terá a toalha da mesa manchada de vinho tinto. rs...


Os cupcakes  ficam mais bonitos com o boneco de neve porque eles são a preferência da garotada, faça vários e disponha numa bandeja de três andares. Deixe  para os convidados levarem de lembrança.
Panetone caseiro é uma ótima ideia de decoração e praticidade. Se você não encontrar  compre pronto, ou compre  uma pasta americana pronta, algumas anilinas e confeitos com temas natalinos seus panetones vão arrasar!



Agora fico devendo a montagem da mesa, preparem velas pequenas  vermelhas e verde, guardanapos natalinos, fitas douradas, bolas, muitos copinhos para mouse ou brigadeiro de copo, pequenas taças e etc...






domingo, 5 de dezembro de 2010

O MEU PASTORIL NATALINO

                                               

                                               
Hoje acordei com uma sauudaade de Maceió!
Esta semana os comentários do Blog foram pura nostalgia, minhas memórias, dentre outras, foram as brincadeiras de infância. Ontem a noite fui a uma confraternização em casa de amigos, lá estavam presentes alguns Europeus que logo se aproximaram para dividir conosco o saudosismo das brincadeiras de infância, que só mudam de nome, mas são as mesmas. Só para dar um exemplo: Quando o assunto foi a amerelinha, os Franceses se orgulham de lá ser o berço e demoninação da brincadeira, que já em Portugal é chamada de Macaca, aqui no Brasil é Academia ou Avião,depende da Região.
Há,  por incrível que pareça uma pessoas citou a ( corre, corre, Lucuxia)! - Brincadeira que não coloquei na postagem e fui cobrada por um Alagoano, muito ilustre. Meu amigo e escritor Artur Justo.
Engraçado que ultimamente tenho me sentido mais moderna, Blogueira, mais intima do computador, informatizada, cibernética. Só que sou insatisfeita,  sempre estou querendo mais.
Hoje eu gostaria de puder levar para vocês atravez do computador o som de uma das músicas folclóricas, do pastoril,  mas  infelizmente no Blog não dá é muita coisa. Assim como também não consigo levar o cheiro das receitas. - Mas para memórias, creio que a discrição e a letra em resumo já está de bom tamanho.
Comemorávamos as festas Natalinas primeiro em casa e depois com uma festa de rua que começa em frente da Igreja com uma missa campal, chamada de Missa do Galo e em frente um Parque de diversões com direito a todas aquelas guloseimas e  brincadeiras. Como eu tinha medo de tudo, fugia para o fim da rua
porque eu  gostava mesmo era de assistir as apresentações dos folguedos folclóricos, feitas em palanques.  Os artistas vinham dos sítios, da periferia da cidade ou de Escolas como a do professor e Folclorista Pedro Teixeira por exemplo: Reizado, Chegança, Mazuca, Guerreiro e etc. Tudo muito alegre, colorido e brilhante.
Mas o pastoril  eram  as meninas de nossa cidade  que dançavam.                                       
O Pastoril a meu ver era a mais Natalina de todas, como não consegui uma boa foto, descrevo para vocês:
Primeiro era feita a formação do grupo onde eram escolhidas as pastorinhas que deveriam ter um tipo físico bem semelhante e assim formavam pares, sendo seis de cada lado arrumadas da maior para menor.
O Pastoril é dividido por dois partidos, o azul e o Encarnado(Vermelho), a Diana ,que fica na frente entre as mestras, e tem seu traje dividido na vertical em duas cores, um lado  azul e outro encarnado.
O Menino vestido de pastor com seu cajado fica no fundo ao lado do Anjo Gabriel e da borboleta, que tem que ser bem pequena, com meias, sapatilhas e collant verde, arco na cabeça com antenas e asas transparentes e bordadas em lantejoulas, linda!
A roupas das pastoras é um colete preto de veludo, bordado em pedrarias, com decote abaixo do busto, blusa branca de mangas bem fofas, com bico bordado e fita em entremeio dando belos laços no decote e nas mangas, uma saia bem rodada, igualmente bordada e com muitas saietas engomadas por baixo para dar armação,uma calça fofa de riquifife ou bunda rica, que era chamada assim por causa das várias camadas de bico franzido apregadas na parte traz e elástico com bico e laço de fita nas pernas, como um shorts, na cabeça uma guirlanda de flores disposta sobre a aba do chapéu e fitas caídas, nas mãos um pandeiros pequeno todo enfeitado de fitas, com o qual elas fazem a marcação das musicas. - Eu faço questão de falar da riqueza de detalhes e perfeição das fantasias, porque era tudo feito artesanalmente, tudo!
Agora, imaginem um palco, todo decorado, com duas filas de meninas lindas, fantasiadas impecavelmente, cantando baixinho e apenas se movimentando levemente em pequenos passos para frente e para traz,  as saias balançando junto com as fitas  e por causas a armação das saietas. Em movimentos sincronizados batem levemente os pandeirinhos nas mãos, a enorme plateia em silêncio e de repente, as luzes se acendem!
O mestre é o Pastor, dado o sinal  elas começam a apresentação, dançando e cantando:
Boa noite meus senhores todos,
Boa noite senhoras também,
Nós somos todas, pastorinhas belas,
Que alegremente vimos de Belém.
Com um passo á frente a Mestra se apresenta cantando:
Eu sou mestra do cordão azul...
Em seguida com outro passo a frente a outra  Mestra,
Eu sou a mestra do cordão encarnado...
Aí todas juntas cantam em um outro rítimo, outra música:
Borboleta pequenina saia fora do quintal,
Venha ver quanta alegria,
Hoje é noite de natal.
E lá de traz, saltitante e sorridente a borboleta, com pequeno bastão na mão, cantando:
Eu sou uma borboleta, pequenina e feiticeira,
Vivo no meio das flores,
Procurando quem me queira.
Começa então a apresentação individual, quando cada pastora  termina voltava e a fila vai se invertendo e ao tempo em que as apresentações são  feitas, a plateia avalia e  aprega com alfinetes as notas de dinheiro nas roupas de acordo com cor de seu partido. Terminando as apresentações  todas  dão uma volta no palco, com uma mão erguida  balançando os pandeirinhos e outra na cintura.
Não é preciso dizer que a essa altura a cidade inteira estava envolvida nesta competição, a comoção era total! - Mas quem era azul, era azul. Quem era encarnado, encarnado. Uma competição acirrada.
As apresentações começavam na véspera de Natal e se encerravam dia seis de Janeiro,dia de Reis, nesse período o partido que arrecadasse mais, era o vencedor. Sendo coroado por um ano inteiro.
Eu sempre fui do azul mas nunca dancei, ( Não sei se porque era muito alta e muito magra ou porque não tinha um par, só sei que nunca superei isso). Já minhas irmãs Noemi e Socorro dançavam todo ano e nós não mudávamos de partido por nada, o ruim era perder e ser provocada o ano inteiro.
Nessa brincadeira perdiámos a noção do tempo, voltávamos para casa com algumas  prendas que ganhávamos nossos jogos. As meninas com as fantasias nas mãos e os menores dormindo no colo.
Vencidos pelo cansaço, não conseguíamos ver a chegada do Papai Noel. Os presentes amanheciam em nossos sapatos, novos, mas todo amarrotados de tanto correr e brincar.
Nós não precisávamos de muita coisa para sermos felizes, o bem maior era a magia do Natal, o encontro, a confraternização. Se já existia o stress de hoje eu não lembro, o que não esqueço é que fomos muito alegres, se meu conceito de felicidade mudou foi por que cresci, fiquei adulta, minha vida tomou seu curso natural, como um rio que nasce. Se estou longe ou perto não tem importância, se por um lado me falta presença, me sobra riqueza de conhecimento e beleza, afinal de contas estou em São Paulo. Se meu sentimento hoje não é apenas de nostalgia é porque não pulei etapas na vida. Hoje me sinto rica por ter essas Memórias!
E o melhor é ter vocês para compartilhar, como disse Socorrinho esse Blog serviu para encurtar distancias.